O VENENO TAMIFLU


Anvisa diz que reações adversas precisam ser monitoradas

O aumento do uso do Tamiflu, por conta da gripe A, fez com que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicasse uma resolução tornando obrigatórios o monitoramento e a notificação de “todo e qualquer evento adverso e queixa técnica’’ relacionados à utilização do remédio.

Até o momento, segundo a agência, foram registradas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e estão sendo investigadas apenas quatro notificações de suspeitas de reações adversas ao Tamiflu.

Os efeitos constatados foram convulsão, sintomas neurológicos, pneumonia, choque séptico, problemas respiratórios, náusea e vômitos.

De acordo com a Anvisa, “o recente aumento na prescrição e uso do medicamento pela população amplia a possibilidade de ocorrência dos riscos associados ao uso’’.

A medida divulgada ontem foi considerada como de “interesse sanitário’’. Ela responsabiliza o detentor do registro do medicamento e os serviços de saúde públicos e privados pelo relato das reações adversas.

O detentor do registro deverá notificar o governo sobre relatos de evento adverso grave com morte ou risco de morte em até sete dias. Outros eventos, em até 15 dias.

Os serviços, com os médicos que atenderem pacientes medicados com o Tamiflu, deverão manter o monitoramento para identificar possíveis problemas. Mesmo em atendimentos não relacionados à gripe A, os médicos deverão incluir na avaliação clínica o surgimento de reações tardias.

Para tanto, os serviços de saúde vão precisar “definir as rotinas e procedimentos necessários para garantir o contato com o paciente durante todo o período de realização do tratamento’’, diz a resolução, que não informa como as secretarias deverão agir para garantir a notificação pelos médicos e pelos hospitais.

A Anvisa já havia divulgado dois alertas sobre possíveis reações adversas no uso do Tamiflu com grávidas e crianças menores de um ano, em que os médicos foram orientados a acompanhar de perto a evolução desses dois grupos de pacientes.

0 comentários: